1 -Condições de participação
A Taça Trail Cidade de Portimão 2019 (TTCP) é um evento de Trail Running, inserido no programa da Portimão – Cidade Europeia do Desporto 2019.
Para participar é indispensável que os atletas estejam conscientes das dificuldades inerentes a uma prova de corrida em piso acidentado, em regime de semi-autonomia e com desnível, encontrando-se adequadamente preparados física e psicologicamente.
Antes do evento os atletas deverão ter adquirido capacidade de autonomia e gestão para fazer face a dificuldades frequentes neste tipo de prova, nomeadamente:
-Conseguir enfrentar sem ajuda externa condições ambientais e climatéricas adversas (vento, frio, nevoeiro, chuva ou calor).
-Saber gerir problemas físicos ou mentais decorrentes de uma fadiga extrema, problemas digestivos, dores musculares e articulares, pequenas lesões, etc.
-Não ser acompanhado por elementos/atletas não inscritos na prova.
-Levar todo o material obrigatório durante a prova.
Pela natureza da prova serão aceites para participação pessoas com idade mínima de 8 anos para a caminhada (desde que acompanhada por um adulto), 18 anos para o Trail Curto (TTCP15) e para o Trail Longo TTCP25).
Os menores deverão fazer-se acompanhar por autorização do encarregado de educação quando do levantamento do kit de participação.
2. Inscrições
2.1 Regularização de inscrição
O ato de inscrição pressupõe o conhecimento e aceitação do presente regulamento.
As inscrições poderão ser realizadas através do site
www.crono.aaalgarve.org
A data limite para inscrições é 05/11/2019 que poderá ser antecipada no caso de serem atingidos os limites máximos do número de inscritos.
As inscrições são aceites por ordem de chegada e limitadas a:
Trail Longo (TTCP25): 150 participantes
Trail Curto (TTCP15) 150 participantes
Caminhada: 200 participantes
Pode a organização redefinir limite de inscrições mediante comunicação prévia na página de Facebook da Associação Trail Runners Portimão, através do evento e página de Facebook da “1ª Taça Trail Cidade de Portimão”.
A veracidade dos dados constantes na inscrição é da responsabilidade do atleta, salientando-se que os mesmos serão, entre outros, para celebração do seguro desportivo.
2.2 Seguro desportivo
A organização irá contratualizar os seguros obrigatórios, conforme o Decreto-Lei n.º 10/2009 de 12 de janeiro, para este tipo de prova, estando o seu prémio incluído no valor da inscrição. O pagamento da franquia do seguro, em caso de acidente, é da exclusiva responsabilidade dos atletas.
A organização não assumirá despesas de sinistros, dos quais não tomou conhecimento em tempo oportuno para ativar o seguro (24h após o encerramento da prova).
Deverá ser dado conhecimento através dos contactos 967 092 693 e 917 758 555, quando do acidente e até 24h depois através do e-mail trailrunners.portimao@gmail.com.
2.3 Custo da inscrição e direitos que a mesma confere
A inscrição terá um custo de 5€ por participante e confere o direito a:
- Participarem na prova para a qual se inscreveram (todos os atletas/participantes inscritos)
- T-shirt (todos os atletas/participantes inscritos)
- Dorsal (todos os atletas/participantes inscritos)
- Prémio “prova superada” (todos os atletas/participantes inscritos)
- Seguro desportivo válido para a prova (todos os atletas/participantes inscritos)
- Alimentação e hidratação disponível nas ZAs (todos os atletas/participantes inscritos)
- Balneários para duche no final da prova (atletas TTCP25 e TTCP15 inscritos)
- Transporte Secretariado – Partida/Chegada – Secretariado (todos os atletas/participantes inscritos)
- Transporte para a chegada, em caso de desistência ou ser impedido pela organização de continuar em prova (todos os atletas/participantes inscritos)
Por cada inscrição paga irá reverter o montante de 2€ para a Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Portimão.
3. Prova
3.1 Apresentação da prova
A Associação Trail Runners Portimão é a entidade organizadora da 1ª edição da Taça Trail Cidade de Portimão que decorrerá em Portimão no dia 10/11/2019
A 1ª edição do evento Taça Trail Cidade de Portimão será constituída por três provas:
- Trail Longo (TTCP25) com aproximadamente 26 km 789D+
- Trail Curto (TTCP15) com aproximadamente 17 km 554D+
- Caminhada com aproximadamente 12 km 330D+
As provas TTCP25 e TTCP15 serão cronometradas e terão cariz competitivo. A caminhada será um evento de cariz lúdico sem cronometragem de tempo.
A cronometragem será feita com recurso a chip que o atleta deverá transportar adequadamente desde o início até ao final da prova.
O ponto de reunião dos atletas, secretariado, local de refeições e banhos será na Associação Cultural e Desportiva Ladeira do Vau.
O levantamento de dorsais poderá ser efetuado na ACD Ladeira do Vau no dia 09 entre as 17h30 e as 20h00, e no dia 10 de novembro entre as 7h30 e 15 minutos antes da hora de partida de cada uma das provas.
Serão disponibilizados banhos até às 15h de dia 10 de novembro de 2019.
Morada ACD Ladeira do Vau: R. da Fundação 6, 8500-498 Portimão
Coordenadas ACD Ladeira do Vau: 37º10’07.26N ; 8º31’56.96”O
Indicações: Chegando a Portimão pela A22, sair na saída “Portimão” e ao encontrar a primeira rotunda, sair na 2ª saída sentido Portimão. Na Rotunda seguinte sair na 1ª saída e seguir em frente cerca de 250m.
A partida e chegada será comum a todas as provas e ficará localizada no Morgado D’Arge, Portimão, a cerca de 1,5km do secretariado. A organização irá disponibilizar transporte entre o secretariado e a partida da prova desaconselhando vivamente que se façam deslocar para o local em viatura própria devido à limitação de estacionamento ou a pé uma vez que o percurso é feito num dos principais acessos a Portimão que não possui área destinada a circulação pedonal.
Morada: Sítio de Morgado D’Arge 8500-334 Portimão
Coordenadas: 37º10’31.23”N ; 8º31’53.11”O
Indicações: Chegando a Portimão pela A22, sair na saída “Portimão” e ao encontrar a primeira rotunda, sair na 3ª saída.
3.2 Mapa de Altimetria
O gráfico de altimetria, distâncias e acumulado de desnível são valores aproximados que podem variar ligeiramente entre equipamentos de medição.
3.3 Programa/horário
Sábado 09/11/2019
17h30 Abertura do secretariado na ACD Ladeira do Vau
20h00 Fecho do secretariado na ACD Ladeira do Vau
Domingo 10/11/2019
07h30 Abertura do secretariado na ACD Ladeira do Vau
08h45 Início controlo zero para TTCP25
09h00 Partida TTCP25
09h15 Início do controlo zero para TTCP15
09h30 Partida TTCP15
09h40 Início do controlo zero para a Caminhada
09h45 Início da Caminhada
13h00 Entrega de prémios
No dia das provas, os participantes deverão apresentar-se junto à partida no horário previsto, devidamente preparados e identificados com o respetivo dorsal para controlo zero.
A organização não atrasará as partidas por atrasos dos atletas.
Os atletas que não se apresentem em devido tempo no controlo zero e que não estejam presentes quando do início da prova, ficarão impedidos de participar por motivos de segurança, não sendo permitida a partida de atletas após saída do elemento da organização do evento que acompanhará o último atleta de cada prova.
A organização reserva-se ao direito de alterar o percurso e locais de abastecimento previamente à partida dos atletas, com aviso prévio.
Perante condições climatéricas que o exijam, ou qualquer outra condição que coloque em causa a segurança dos atletas, a hora de partida poderá sofrer atraso até duas horas, período após o qual a prova será cancelada. A organização poderá também suspender, reduzir ou parar a prova caso considere necessário.
Perante a paragem da prova a entrega de prémios será efetuada considerando as classificações aquando da passagem dos atletas pelo último posto de controlo.
3.4 Metodologia de controlo de tempos e postos de controlo
Em todas as provas cronometradas será utilizado um sistema eletrónico de controlo de tempos através de chip.
Nas provas cronometradas existirão pontos de controlo com o objetivo de validar a passagem dos atletas. Os atletas deverão parar nos postos de controlo para registo de passagem, respeitando a ordem de chegada. O dorsal deverá estar bem visível para facilitar o registo.
3.5 Zonas de abastecimento (ZA)
Serão disponibilizadas zonas de abastecimento com alimentos e bebidas que permitam satisfazer as necessidades dos atletas nas várias distâncias.
TTCP25
ZA1 – 5,1 Km
ZA2 – 12 Km
ZA3 – 20,5 Km
ZA4 – 26 Km (chegada)
TTCP15
ZA1 – 5,1 Km
ZA2 – 11,3 Km
ZA3 – 17 Km (Chegada)
Caminhada
ZA1 – 6,4 Km
ZA2 – 12 Km (Chegada)
3.6 Barreiras temporais
Os atletas do TTCP25 deverão abandonar a ZA3 até às 3h30 de prova.
Os atletas do TTCP15 deverão abandonar a ZA2 até às 3h00 de prova.
Os participantes na caminhada deverão abandonar a ZA1 até às 2h00 de prova.
Após a hora indicada, se o atleta se mantiver nas ZA indicados, será desclassificado e deverá aguardar no local, sendo o seu transporte até à meta assegurado pela organização. O evento decorrerá em propriedade privada pelo que não será dada autorização ao atleta desclassificado de prosseguir o percurso por motivos de segurança.
3.7 Material obrigatório/recomendado
Para todas as provas será considerado material obrigatório e/ou recomendado o seguinte:
- Dorsal visível durante todo o percurso (obrigatório para todos os atletas/participantes inscritos)
- Depósito de água com capacidade para 0,5L (obrigatório para todos os atletas/participantes inscritos)
- Copo (obrigatório para todos os atletas/participantes inscritos - a organização não disponibilizará copos nos postos de abastecimento)
- Manta térmica (obrigatório para os atletas TTCP25 e TTCP15 inscritos)
- Telemóvel operacional (obrigatório para todos os atletas/participantes inscritos)
- Apito obrigatório TTCP25 e TTCP15)
- Impermeável (recomendado para todos os atletas/participantes inscritos para condições atmosféricas adversas)
A organização irá efetuar controlo de material aleatoriamente no controlo zero e no final para os 3 primeiros atletas a cruzar a meta em cada prova cronometrada e a outros, de forma aleatória.
3.8 Informação sobre passagem em locais com tráfego rodoviário
No decorrer das várias provas os atletas não irão efetuar passagens de locais com tráfego rodoviário.
3.9 Penalização/ desclassificações
Os atletas que não cumpram o presente regulamento previamente à partida serão impedidos de participar no evento. Após a partida, caso se verifique o desrespeito pelo presente documento, os atletas sinalizados serão penalizados mediante os seguintes critérios:
O atleta será desclassificado se:
- Deliberadamente ou sem intenção não cumpra parte do percurso
- Desrespeitar indicações da organização
- Recusar a apresentar o equipamento obrigatório
- Receber assistência fora das ZA’s
- Ultrapassar as barreiras temporais definidas em 3.6
- Apresente conduta antidesportiva
- Altere a posição dos elementos sinalizadores de percurso
- Deposite lixo durante o percurso da prova fora das zonas indicadas para o efeito
- Troque de dorsal com outro participante
O atleta será penalizado se:
- Não se apresentar com o respetivo dorsal (15 minutos)
- Não levar consigo todo o material obrigatório (30 minutos por item em falta)
3.9 Desistências
É de extrema importância que o atleta/participante que desista da prova informe obrigatoriamente a organização através do contacto presente no dorsal ou contacto pessoal com os elementos presentes no percurso. Caso não o faça será dado como perdido e em perigo e serão despoletadas ações de resgate envolvendo várias organizações (eventuais custos serão imputados ao atleta/participante).
3.10 Apoio médico
Em caso de necessidade de apoio médico durante a prova e fora das ZA’s, deverá o atleta:
- Solicitar assistência aos meios da organização presentes no percurso
- Telefonar para os números de telefone existentes no dorsal
- Telefonar para o 112 (neste caso responsabiliza-se pelas despesas que os atos médicos e de transporte acarretem)
Todas as ZA’s possuem kit de primeiros socorros.
4 . Classificações e prémios
4.1 Organização das tabelas classificativas e entrega de prémios
Para cada prova cronometrada, a tabela de classificação será ordenada pela ordem crescente dos tempos de chegada de cada atleta, após verificação das penalizações a aplicar.
Os prémios serão entregues aos 3 primeiros classificados da geral, de género, de cada escalão e de equipas e poderão ser entregues ao atleta, a um representante ou recolhidos em morada no concelho de Portimão a estipular pela organização após contacto com a mesma.
Os atletas serão classificados de acordo com as seguintes categorias:
Geral:
Masculino
Feminino
Equipas (para o efeito classificam-se os 3 melhores atletas de cada equipa somando-se as suas posições na classificação geral e ordenando a classificação por ordem crescente)
Escalão:
Masculino
Feminino
Os escalões são definidos da seguinte forma:
Para efeitos da definição do escalão será tida em consideração a idade do atleta no dia da prova.
Serão avaliadas reclamações feitas por escrito para trailrunners.portimao@gmail.com ou entregues à organização até 2h após a entrega de prémios.
Ao inscrever-se, o atleta concorda com o presente regulamento e aprova a utilização da sua imagem, captada em suporte vídeo, fotografia ou outra, para utilização para promoção do evento, da cidade e dos patrocinadores da prova.
Casos omissos no presente regulamento serão resolvidos pela organização em prol da segurança e do conforto dos atletas e organização.
O presente regulamento poderá sofrer alterações que serão comunicadas atempadamente na plataforma de inscrições, página de Facebook da Associação Trail Runners Portimão, através do evento e página de Facebook da “1ª Taça Trail Cidade de Portimão".